Lectures

Para salvar el planeta salir del capitalismo

Un ouvrage d’Hervé Kempf en espagnol et portugais

mardi 19 octobre 2010
Lecture .

Otro mundo es posible, es indispensable, está a nuestro alcance. El capitalismo se está transformando e ingresando en una fase mortífera : genera, a la vez, una crisis económica mayor y una crisis ecológica de magnitud histórica.

Para salvar el planeta es necesario salir del capitalismo, reconstruyendo una sociedad donde la economía no sea más que una herramienta, donde la cooperación le gane a la competencia, donde el bien común prevalezca sobre el lucro. En esta original obra el autor, conocido periodista del diario francés Le Monde, demuestra que, a pesar de las amenazas, el futuro está abierto y el optimismo justificado.

“El capitalismo se apresta a concluir su corta existencia. Tras dos siglos de desarrollo extraordinario, la humanidad se desembarazará de esta forma transitoria, eficaz pero violenta, exuberante pero neurótica.”

 

HERVÉ KEMPF

Periodista del diario francés Le Monde que se ocupa de las cuestiones medioambientales, un tema que lo obsesiona desde que se produjo la catástrofe de Chernobyl. Su anterior libro (Cómo los ricos destruyen el planeta, que próximamente editará Capital Intelectual) tuvo gran repercusión internacional, en especial a partir de que el presidente venezolano Hugo Chávez lo recomendara entusiastamente a los delegados de la Cumbre sobre cambio climático de Copenhague (diciembre de 2009).

En toda su obraKempf apunta a articular la crisis ecológica con la actual crisis económica, instando a los militantes ecologistas a que reflexionen sobre las cuestiones sociales.

 


 

Para salvar o planeta,
livrem-se do capitalismo


Hervé Kempf
(editado em Portugal por Livre)

 

Acaba de ser traduzido e editado em Portugal o livro « Para salvar o planeta, livrem-se do capitalismo » do jornalista Hervé Kempf, responsável pela área do ambiente no jornal diário francês Le Monde. A edição portuguesa do livro ficou a cargo de uma nova editora, a Livre (http://livreedita.blogspot.com/)

Um outro mundo é não só possível como indispensável, e isso está ao nosso alcance. O capitalismo, após um reinado de 200 anos, metamorfoseou-se e entrou numa fase mortífera ao gerar simultaneamente uma grande crise económica e uma crise ecológica ainda de maiores proporções. Para salvar o planeta é preciso sair do capitalismo, reconstruindo uma sociedade em que a economia não é rainha, mas sim um meio onde a cooperação prevaleça face à competição, assim como a satisfação do bem comum tenha mais importância face à procura do lucro.

Este livro explica como o capitalismo de transformou ao longo dos anos de 1980 ao conseguir impôr o seu modelo comportamental individualista, marginalizando as lógicas colectivas. Ora para sair daí torna-se forçoso desmontar o condicionamento psíquico em que aquele modelo assenta.

A oligarquia no poder procura desviar a atenção do público para o desastre iminente fazendo crer que a tecnologia tudo pode fazer, inclusive evitá-lo. Esta ilusão mais não pretende que perpetuar o actual sistema de dominação. Como ilustram as reportagens demonstrativas realizadas pelo autor do livro, que é jornalista especializado em assuntos ambientais no conhecido diário francês Le Monde, o futuro não está na tecnologia, mas antes em novas práticas no relacionamento social entre indivíduos e grupos.

O que fará pender a balança, no futuro próximo, será a força e a rapidez que saibamos imprimir à exigência de solidariedade.

O anterior livro de Hervé Kempf, Como os ricos destroem o planeta, teve um enorme eco por todo o lado, tendo sindo traduzido em várias línguas, mas ainda não para português, o que acabou por acontecer com este seu último livro à data, Para salvar o planeta, livrem-se do capitalismo, onde se defende que o futuro está em aberto, tudo dependendo da nossa acção consciente.